Meo GO fora de casa




Meo GO ou Meo GO Multi ?

Meo GO permite até mais 3 ecrãs em casa, sim, EM CASA, além da box, o Meo GO permite visionar até 60 canais num PC, Tablet ou SmartPhone. É gratuito mas APENAS se for utilizado em casa.

Meo GO Multi, permite o mesmo que o MEO GO, mas com a diferença que não é necessário estar em casa para utilizar o serviço, basta ter um acesso à Internet seja ele onde for, mas claro, é pago, e não é barato, são 5€ por mês.

Eu prefiro minha receita, qual é ? Meo GO, onde me apetecer e sem dar cavaco aos senhores da MEO dispensando a versão Multi que é paga.

Funciona tanto usando um PC, um smartphone ou tablet (testei a solução apenas com android).

Quando acedemos ao Meo GO, a plataforma verifica de onde vem o pedido de streaming de video.
Porquê esta verificação? Para cruzar dados, isto é, para a plataforma Meo GO verificar se o cliente está realmente a aceder da sua rede em casa cruzando os dados de login com a origem IP do pedido.

Como dar a volta a esta questão? Usando uma VPN para casa. Porquê? Porque desta forma os pedidos à plataforma Meo GO tem origem na rede de casa, em vez de ter origem na rede onde estamos ligados (um café, na escola, etc etc).


  • Para colocar a VPN a funcionar, é conveniente mudar o endereçamento da rede em casa para isso podem consultar este tutorial
  • Após modificar o endereçamento podemos instalar e configurar o servidor OpenVPN no raspberry seguindo este tutorial, que ensina igualmente a configurar o cliente OpenVPN para windows.
  • Convém também configurar um Proxy em casa, consultando este tutorial que ensina a instalar o Squid. Quando ligamos a VPN através do PC, o túnel é criado, mas não é instalada uma rota por defeito através do túnel, é instalada apenas uma rota para a rede em casa (eu prefiro assim). Por este motivo, temos que redireccionar o tráfego HTTP pelo túnel até ao Proxy HTTP que está em casa. O Meo GO em PC é acedido usando o browser acedendo a este endereço, então o que fazemos é reencaminhar este tráfego pelo Proxy HTTP, desta forma enganamos a plataforma Meo GO pois o Proxy é o agente que está no meio, e ele é que pede os canais, e como está em casa, a plataforma Meo GO acede ao pedido sem problemas pois está a ser enganada ;-)

Para quem quer usar Meo GO através de Tablet ou Smartphone, terá que:
  • Instalar e configurar o cliente OpenVPN para android, podem consultar este tutorial

  • Instalar a APP para android é esta, e usá-la com a VPN ligada. Como neste caso TODO o tráfego é encaminhado pelo túnel, então não há necessidade de configurar o Proxy HTTP de casa para servir de agente entre o Meo GO e o dispositivo cliente na VPN.

Experimentem e em caso de dúvidas, apitem aqui em baixo nos comentários.

26 comentários:

  1. Estou a gostar muito da informação que meteste neste blog,acredito que poderá ajudar muita gente.
    Muito obrigado.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo é meramente académico, foi uma forma que encontrei de cativar os meus alunos a aventurarem-se a instalar um Raspberry com uma VPN em casa. Eu quero mesmo é que eles aprendam a configurar Linux e os seus serviços de rede ;-)

      Eliminar
    2. Não estou a conseguir configurar o cliente open vpn para windows, só vejo informação relativa ao raspberry, pode-me ajudar?
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Olá,

      Repare no tutorial
      http://dicasdozefacadas.blogspot.pt/2014/08/instalar-e-configurar-openvpn-server-em.html

      NA parte final do tutorial, tem uma secção "Configurações do lado do cliente" é onde tem os passos para configurar o cliente do lado do windows. Com o cliente vai poder ligar-se à VPN e aceder à internet ou Meo GO atravês de sua casa.

      Eliminar
    4. Desculpe a pergunta, talvez não tenha feito entender bem ou eu estarei a perceber mal este tutorial, eu apenas queria configurar uma vpn no meu pc para aceder ao meo go, a parte do raspberry deixa-me algo confuso e não consigo perceber os passos que aqui estão descritos, não percebo mesmo nada disto.
      Se puder esclarecer um pouco melhor agradecia

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Uma VPN é um túnel que permite ligar em rede dois pontos distantes. Por exemplo a rede de sua casa e o seu portátil no seu emprego. Imagine que na sua rede em casa tem um impressora ligada em rede, do seu emprego usando a VPN para casa, pode imprimir documentos na impressora em casa. Ou imagine que tem um disco externo com documentos ligado à sua rede em casa, do seu emprego pode aceder a esse disco em casa e copiar documentos.
      Isto são dois exemplos de inúmeros que eu poderia exemplificar para a utilidade de uma VPN.

      Neste caso em concreto, os clientes MEO em casa podem ver meo GO mas fora de casa não !(sim se tiverem meo GO Multi que normalmente se paga ou negoceia de borla com o operador). Então para dar a volta a esta questão usa-se uma VPN para fazer o túnel para casa. O resultado é que o seu portatil para ir ao meo GO vai pelo tunel que termina em casa e depois de casa o trafego vai aos servidores Meo GO (enganando a meo que pensa que o seu portatil está em sua casa quando na realidade não está)

      O raspberry faz falta para ser o Servidor da VPN (existem routers que tem esta funcionalidade). O raspberry tem linux instalado (que é gratuito) e o programa OpenVPN (que é gratuito).
      No windows você instala o cliente da VPN (o programa que vai "falar" com o servidor do raspberry para criar/efetuar/ligar o túnel)

      Já está mais explicito com esta explicação ?
      Se tiver dúvidas, coloque.

      Cmps

      Eliminar
    6. Obrigado pela explicação, fiquei mais esclarecido, mas eu não tenho raspberry, se eu quiser que o servidor da VPN seja o meu router technicolor TG784n v3 da MEO como faço?

      Eliminar
    7. Olá,
      Penso que com esse router poderá criar uma VPN do tipo PPTP
      Procure no google por TG784n PPTP server e vai encontrar tutoriais

      Eliminar
  2. Olá, criei uma VPN e um Proxy server no meu raspberry seguindo os teus tutoriais. Porém ligando-me á VPN não consigo fazer downloads por torrents mesmo definindo o proxy no utorrent do meu pc. É preciso configurar alguma coisa adicional para poder fazer downloads por torrents no meu PC atraves da VPN? Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Olá Chucky,

    E o tráfego HTTP ou HTTPS de navegação normal na web funciona pela VPN usando o proxy?
    Confirmas-te analisando os logs ?

    Dá uma vista de olhos com este comando enquanto navegas
    tail -f /var/log/squid/access.log

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isto funcionará de igual forma no estrangeiro (Suíça)?!?
      Obrigado.

      Eliminar
    2. Sim funciona.
      Mas para funcionar bem, convém que a ligação à internet da MEO tenha uma boa taxa de upload, e que a ligação à internet no sítio onde está a visualizar os canais, tenha uma boa taxa de download

      Eliminar
    3. Muito obrigado mesmo!
      O único problema que eu tenho é o facto estar na Suíça e ir poucas vezes a Portugal... somando a minha pouca habilidade para a informática... resultará provavelmente em pouco ou mesmo nada!
      Neste momento tenho cá uma box satelite que deixei de puder usar porque troquei de casa e enfim... aqui nem tudo se pode fazer! Resultado final... deixei de puder assistir a um serviço que até ver continuo a pagar!
      Ando desesperado por a solução é decidi investigar e do pouco que percebo cheguei à conclusão de que a sua ideia era simplesmente genial...
      agora só me resta convencer um familiar que "contrate" um informático para me fazer o serviço é depois me explique como se eu tivesse 6 anos como me ligo daqui...
      Contudo... gostaria de deixar aqui um grande agradecimento pela sua simpatia e... uma congratulação pelo seu "puder de desenrasque"...

      Obrigado

      Eliminar
  4. Muito obrigado por este tutorial.
    Eu tenho neste momento um servidor OpenVPN instalado num Synology (usando o add-on oficial disponível no DSM do dispositivo) e apesar de conseguir ligar-me com sucesso à VPN quer em Android, quer no PC (usando o GUI oficial), o Meo GO não assume que estou na mesma rede de casa e consequentemente não permite o acesso.
    Tem alguma dica que lhe ocorra que possa ajudar neste cenário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Para utilizar o MEO Go está a utilizar um browser ou a aplicação em android ou ios ?

      No Synology tem as configurações de rede completas ? tem lá o default gateway definido ?

      No dispositivo onde está a usar o Meo Go, tem a certeza que o trafego está a ser redireccionado para dentro do túnel da VPN ?

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    Antes de mais agradeço o seu Post do qual poderá beneficiar muita gente...
    A minha questão é a seguinte: Tenho um receptor de Satélite Amiko A3 e com o soft SPARK 2 Player, posso ver o streaming dos canais no meu telemóvel e controlar a box
    (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fulan.sm&hl=pt-PT)

    Contudo, fora da rede acha que seria possível aceder pelo meu Android à Box A3 lá de casa? Utilizando para o efeito a VPN ?

    Cumprimentos,
    Luciano Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é perfeitamente possível.

      Eliminar
    2. Olá nunca usei equipamentos da Apple. Pesquise se existe APP cliente do OpenVPN.

      Eliminar
    3. Olá,
      No android, uso esta aplicação cliente do OpenVPN

      https://play.google.com/store/apps/details?id=de.blinkt.openvpn&hl=pt-PT

      Eliminar
  6. É possivel Utilizar Meo Go sem se ter uma Box em Casa ? Por exemplo Um pacote só com internet e telefone?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Não é possível. O Meo Go é um serviço disponível para clientes com TV incluída no pacote.

      Eliminar
  7. Olá,
    para utilizar este serviço preciso de ter um computador 24h ligado em casa ou a ligação é com o router? Obrigado pela ajuda.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      Sim é necessário. Por isso é que optei por configurar o serviço num Raspberry que tem um custo energético extremamente baixo.

      Eliminar
  8. Olá bom dia,

    Este tutorial ainda se encontra actualizado e a funcionar caso faças as configurações?

    Obrigado.
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Neste momento não sou cliente MEO, desculpe mas não sei se neste momento o tutorial funciona.

      Eliminar