Aos meus leitores

Qual a razão deste blog ?

Bem ... em primeiro porque sou um aficionado de tudo o que está relacionado com redes informáticas.
Trabalhei alguns anos nesta área em várias empresas de networking onde participei em bastantes projectos bem interessantes e motivantes nos quais adquiri uma larga experiência e know-how.

Neste momento lecciono nesta área, interesso-me bastante pelo universo dos serviços de rede, principalmente baseados em servidores linux.

Acho que a partilha de conhecimento é algo que deve ser feito por todos nós, para quê saber "disto ou daquilo" senão o partilho com ninguém ? Qual é a piada ? o futuro do país está no conhecimento, e é nisso que os nossos governos deveriam investir a maior parte dos nossos impostos. Mas como os lobbys preferem que se façam autoestradas redundantes umas das outras (por exemplo há troços da A1 onde se consegue-se avistar a A29) já pensaram nisto ? para quê duas autoestradas paralelas ... enfim !

Voltando às redes, cá em casa tenho dois Raspberry PI, o intuito do blog é criar pequenos posts com dicas relacionadas com a instalação e configuração de serviços de rede. Vou tentar que os exemplos dados sejam aplicados nos dois Raspberrys, com SO Raspbian mas claro que podem ser utilizados em outros flavors de linux, ubuntu, debian, etc.

Qual o publico alvo ? eu gostaria que fossem os meu alunos  quer de redes quer de electrónica, mas claro que o blog é público e disponível para qualquer pessoa que queira aprender.

Em português? porque não ? eu sei que o leque de leitores será muito mais reduzido do que se eu escreve-se em inglês, mas há tanta informação em inglês tão boa ou melhor do que aquela que vou colocando e sinceramente estou-me marimbando para a quantidade de visitas ser mais reduzida só porque escrevo em Português. O que noto em muitos alunos, é que tem imensas dificuldades em ler e perceber inglês, e por isso a minha opção pela língua de Camões.

Se me quiserem ensinar qualquer coisa fico agradecido, pois nunca é tarde para aprender, para tal basta comentarem os posts com sugestões ou correcções em erros que encontrem, somos humanos e por isso erramos !

Com que frequência vou postar ? isso depende do tempo que for arranjando, pois em primeiro está a família, e depois os afazeres profissionais.

Um bem haja a todos e espero que gostem das dicas do ZéFacadas.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Tem algum NAS em casa? Se sim poderia expor aqui no blog como o fez e que hardware e software usou?
    Desde já obrigado e continuação de um bom trabalho.

    Cumprimentos,
    ricardomga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Sim, tenho um NAS em casa, mas por uma questão de fiabilidade, simplicidade, eficiencia e custo energético, optei por comprar uma equipamento NAS dedicado.
      Tenho este NAS http://www.netgear.com/home/products/connected-storage/RN312.aspx#?cid=wmt_netgear_organic com dois discos de 2TB configurados em RAID1
      Os discos são da Western Digital serie RED, são mais caros mas permitem uma utilização 24/7.
      Os PC's cá de casa efetuam os backups de forma automatizada para os discos do NAS.

      Espero ter esclarecido.

      Eliminar