Chromecast ou XBMC no Raspberry ?


Há duas semanas chegou cá a casa o famoso Chromecast da Google. 

Tendo em conta o uso que eu dava ao XBMC, penso que para a utilização que lhe dava, o Chromecast supera o XBMC, volto a repetir, para a utilização que lhe dava !

O XBMC no raspberry na minha opinião é um pouco lento, pelo menos a versão anterior (não me dei ao trabalho de fazer upgrade para a mais recente).

No XBMC instalei o famoso add-on da minha casa digital que traz montes de fontes de streaming.
A qualidade de alguns dos streams disponíveis deixa muito a desejar, e as paragens eram constantes (imaginam do que estou a falar ...)  e posso garantir que a culpa não é da minha net, pois tenho fibra a 100Mb, e garanto que o download bate quase sempre entre os 90/97 Mbps, neste aspecto tenho que dar a mão à palmatória, o serviço Fibra da MEO é excelente.



Neste teste de velocidade tinha vários equipamentos a aceder à net, e não apenas o meu portátil e mesmo assim foi aos 88 Mbps.




Pois bem, o XBMC foi de vela, vou aproveitar o segundo Raspberry para instalar Raspbian e usar para instalar/configurar/testar mais tutoriais de serviços de rede.

O Chromecast surprendeu-me pela positiva, é muito fácil de instalar, e muito cómodo de usar. um gaijo está sentadinho no sofá com o Nexus 4 na mão a transmitir youtube, fotos do Google+, Redbull TV, Plex na TV.

A tal aplicação para android que começa por "W" e acaba em "A" ? pois também faz cast para o Chomecast o que poderá ser interessante para quem não se importa de cometer ilegalidades (não é o meu caso) Filmes ? só no Cinena, fica barato, imaginem uma família de 3 pessoas, pipocas e bebidas dá uma média de 25€ é barato não é ... :-P

A partir do PC é possível adicionar a extensão Google Cast ao browser Chrome e transmitir video para o Chromecast, inclusivamente filmes que estejam no PC com a extensão "Videostream for Google Chromecast" (existem outras que não testei).

O mais interessante é que o streaming passa direto pelo Chromecast, apenas definimos o que queremos ver, podendo continuar a usar o smartphone ou tablet para fazer outras coisas ...

"Cada cabeça sua sentença" a minha está dada :-)

A Google vende o equipamento para Portugal pela Play Store, o preço são 38€ com os portes. Enviam a partir de Dublin, demorou 10 dias a chegar.


Sem comentários:

Enviar um comentário